Dow Jones Futuro cai à espera de dados de inflação; China tem recuperação
Mercados aguardam dados do CPI, que será divulgado às 9h30
Os índices futuros dos Estados Unidos abriram em queda nesta quinta-feira, com investidores focados no relatório do CPI (Índice de Preços ao Consumidor), que será divulgado às 9h30 (horário de Brasília).
Na Ásia, as bolsas chinesas reagem com movimento de queda a ausência de informações sobre mais estímulos na China, esperados pelo mercado. O pessimismo afetou também as negociações do minério de ferro, que fechou em queda.
Veja o desempenho dos mercados:
Futuros Estados Unidos
Na sessão anterior, os índices fecharam em alta, após a divulgação da ata do FOMC, com ações de tecnologia retomando ganhos após perdas na terça-feira. O CPI de setembro tem previsão de aumento de 0,1%, de acordo com economistas. A expectativa é que o dado demonstre que a inflação está em tendência de queda e que o dado fortaleça a perspectiva de um corte 25 pontos-base.
- Dow Jones Futuro: -0,14%
- S&P 500 Futuro: -0,17%
- Nasdaq Futuro: -0,22%
Ásia-Pacífico
Os mercados da Ásia-Pacífico encerram o dia com alta, acompanhando a movimentação dos mercados nos EUA. Na China, as ações se recuperam após alta ter estagnado na quarta-feira. O movimento também afetou a bolsa de Hong Kong, que subiu 3% na última hora de negociação.
Após frustração com faltas de informações sobre novos estímulos, o Ministério das Finanças da China realizará coletiva de imprensa no dia 12 de outubro. A expectativa é que sejam apresentados mais pontos sobre a política fiscal e desenvolvimento econômico.
Continua depois da publicidade
- Shanghai SE (China), +1,32%
- Nikkei (Japão): +0,26%
- Hang Seng Index (Hong Kong): +2,98%
- Kospi (Coreia do Sul), +0,19%
- ASX 200 (Austrália): +0,43%
Europa
Os mercados na Europa abriram com alta na quinta-feira, enquanto investidores aguardam dados de inflação dos EUA.
As bolsas são puxadas por ações de seguradoras, que se recuperam ainda acompanhando o impacto do furação Milton nos EUA. Por outro lado, o setor automotivo caiu 0,55%, devido às pressões competitivas que aumentam os problemas contínuos para as montadoras europeias.
- FTSE 100 (Reino Unido): -0,04%
- DAX (Alemanha): -0,24%
- CAC 40 (França): -0,15%
- FTSE MIB (Itália): +0,32%
- STOXX 600: -0,14%
Commodities
Os preços do petróleo sobem nas primeiras negociações desta quinta-feira. Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda nesta quarta-feira após dados dos Estados Unidos mostrarem aumento nos estoques, mas as perdas foram limitadas pelo risco de interrupções na oferta iraniana em meio a conflitos no Oriente Médio e pelo furacão Milton nos EUA.